Prefeitura de RP comunica que só tem kit intubação para apenas dois dias

A prefeitura de Ribeirão Pires divulgou Nota Oficial na manhã desta 3ª feira (27.abr.2021) informando que só tem kit intubação para mais dois dias.

O chamado kit intubação, quase em falta em diversos hospitais, é o conjunto de medicações utilizado em um paciente que irá passar pela intubação —procedimento no qual é colocado um tubo na traqueia que fica acoplado a um ventilador pulmonar. O aparelho, muito utilizado em pacientes internados com COVID-19, administra a quantidade de ar que entra e sai do pulmão e controla a mistura de gases utilizada e a quantidade de oxigênio.

No kit intubação, há três classes de medicamentos:

  • Hipnóticos: fazem com que o paciente durma;
  • Analgésicos: evitam dores e desconfortos provocados pelo tubo na garganta;
  • Bloqueadores neuromusculares: paralisam a musculatura da pessoa.

Acompanhe abaixo a íntegra da Nota.

NOTA OFICIAL

A prefeitura de Ribeirão Pires, através da Secretaria Municipal da Saúde, esclarece que dispõe de kit intubação apenas para dois dias. No estoque já faltam Midazolam (sedativo) e Fentanil (analgésico) e a equipe médica está sendo obrigada a ministrar outros medicamentos para compensar a falta desses.

A administração municipal tem feito todos os esforços para contornar essa situação, porém, depende exclusivamente dos governos Estadual e Federal que, até o momento, não deram previsão para o envio de novos medicamentos.

Deixe uma resposta